terça-feira, 24 de março de 2015

A importância dos nossos pés




Sendo os pés uma partes do nosso corpo que deixamos sempre ao acaso e nunca nos apercebemos que as nossas emoções, sentimentos ou mesmo pensamentos têm uma repercussão e mesmo uma ligação aos nossos pés.

Será que algumas dores de pés, como pés doridos e cansados estão relacionadas com as nossas reações corporais?

Uma das relações que podemos tirar é que um grande conhecimento das doenças dos pés, vai-nos transmitir como se processam e transmitem as tensões nas pernas, ou mesmo na nossa estrutura esquelética que posteriormente é descarregada nos nossos pés, produzindo esse grande cansaço.

O nosso esqueleto é uma estrutura mecânica que repercute muitas das que são as crenças da nossa vida e muito do que é a nossa vida no dia-a-dia. Muitos autores começam a relacionar a nossa estrutura óssea com as doenças e os sofrimentos da nossa vida.

As nossas pernas são o que nos ligam ao solo, o nosso suporte e a nossa mobilidade.

Alguma dificuldade em alguma das nossas articulações quer seja no quadril, no joelho ou mesmo no tornozelo vão-nos criar um desconforto enorme e uma grande dificuldade na mobilidade. O que está definido para as nossas pernas é a mobilidade ou o movimento que muitos de nós consideram como o elemento relacional.

Os pés são o nosso ponto de apoio e a parte do nosso corpo que nos auxilia ou impede o movimento.
Nunca estamos atentos aos nossos pés, mas muitas das vezes é através deles que sentimos sensações, desconforto ou mau estar em determinadas situações. Uma maior atenção na localização das tensões nos nossos pés poderemos verificar em qual parte do nosso corpo as dificuldades estão a existir ou mesmo saber qual a parte do nosso corpo que se apresenta com algumas alterações comportamentais.

Numa frase final podemos definir que os nossos pés representam a visão da nossa vida.

Através da manipulação dos pontos de reflexo dos pés, podemos actuar sobre os músculos, sobre os nossos órgãos, os nossos ossos ou mesmo nas nossas glândulas isto porque os nossos pés actuam como receptores e transmissores dos impulsos nervosos no nosso corpo.
Sabemos que existem mais de 72 mil terminações nervosas no nosso corpo, que no Ayurveda são designadas por Nadis.



Nadis são vias ou canais de prana. Estes 72 mil nadis não têm uma manifestação física, daí ser muito difícil de os encontrar, mas é através destes canais que flui a nossa energia, ou por outras palavras por onde o Prana se move.

Na medicina Ayurvédica temos os marmas que são pontos ou regiões que funcionam como lugares desbloqueadores do prana. Estes marmas são 107 e são tocados sempre que é efectuada uma terapia Ayurvédica, a fim de libertar a toxicidade corporal e ao mesmo tempo aumentar o prana no nosso corpo.
Todo este sistema de comunicação dentro do nosso corpo é regido pelo que chamamos o sistema nervoso e é designado por sistema dos reflexos que faz corresponder partes do nosso corpo por exemplo o ombro direito qua corresponde à anca direita e às articulações da anca, tal como o cotovelo corresponde ao joelho, pulso e tornozelo.




Com este exemplos que definem os sistemas de comunicação do nosso corpo fica também expresso que os nossos pés refletem todo o nosso corpo tanto na localização dos órgãos como na maneira como estão dispostos, o que torna a sua leitura muito fácil.



Se visualizarmos os nossos órgãos verificamos o mesmo posicionamento nos nossos pés para verificar devemos ter em atenção o fígado e o baço, órgão que nos ajudam de imediato a verificar a posição dos nossos pés

Alguns autores afirmam mesmo que a curvatura da coluna corresponde á mesma curvatura do nosso pé. Em suma a estrutura das zonas de reflexo do pé é um espelho fiel da estrutura do nosso corpo.

Este é um artigo onde podemos intuir a importância dos nossos pés e a relação deles com o nosso corpo

Sem comentários:

Enviar um comentário