sábado, 7 de fevereiro de 2015

O ar que respiramos e a Lota




Como estou a fazer um estudo sobre e execução do Jala Neti e o uso da Lota cada vez fico mais preocupado com tudo o que nos rodeia e o ambiente aonde vivemos e o que respiramos.
Aqui vos deixo um pouco do estudo para que possam reflectir e pensar na importância da Lota nos dias de hoje e o valor que esta técnica pode ter na nossa qualidade de vida e no nosso bem estar.









A preocupação da OMS (Organização Mundial de Saúde) é cada vez maior quanto á qualidade do ar, não vou falar muito, pois as preocupações e as directivas da OMS são muito explicitas quanto a este assunto quando em 2000 em Genebra definiu as directrizes para a qualidade do ar.
Estas directrizes que não vou repetir mas aconselho que possam ver  o Link que deixo aqui para que possam ler  o capitulo 3 onde se descrevem as directrizes do ar baseadas em saúde.(https://www.elaw.org/system/files/aqguide3.pdf )

Nesse capítulo descrevem-se os principais poluentes atmosféricos como monóxido e dióxido de carbono, os compostos orgânicos voláteis, PM e chumbo no qual são descritos os riscos para a saúde e os valores de referência.
São ainda descritos outros poluentes do ar como os compostos orgânicos, os formaldeídos, o ozono, o radão, de entre outros poluentes.
Nestas diretrizes encontram-se ainda as definidas para a Europa, separando-as em várias regiões.
Define ainda  este documento os diversos factores que interferem com algum impacto sobre a nossa saúde como a altitude, a umidade, a temperatura, o estado nutricional, o estado de saúde, de entre outras.



Podemos ainda ver o guia técnico sobre a qualidade do ar em espaços interiores  - Amadora 2009  e editado pela Agência Portuguesa do Ambiente que aqui deixo o Link .(http://www.apambiente.pt/_zdata/Divulgacao/Publicacoes/Guias%20e%20Manuais/manual%20QArInt_standa


Depois de ler estes textos sinto cada vez mais que o uso da Lota com alguma regularidade é muito importante, pois as nossas narinas são como um filtro e actuam como uma barreira para impedir todas as impurezas e micro-organismos entrarem no nosso corpo.
Como eu costumo dizer imagine que está num espaço com ar condicionado em que nunca foi substituído o filtro, ou mesmo se o filtro de seu carro está sujo e podemos por em causa a qualidade do ar interior, ou mesmo quando se tem um filtro de água em casa  e que nunca se substituiu. Isto é o que acontece ás nossas vias respiratórias que nunca foram limpas nem desobstruídas nem mesmo quando estamos expostos a estas agressividades ambientais.

Podemos considerar o que será quando estamos expostos a fungos, quando retemos impurezas quando inalamos bactérias ou os polens do meio ambiente etc.  Aqui deixo algo para que se possa pensar na importâncias desta técnica milenar.
 
Informamos que temos lotas em cerâmica de alta qualidade e de vidrado alimentar sem partículas químicas e tambem temos disponiveis lotas de cobre de várias dimensões conforme fotos em anexo.

caso queira saber mais um pouco sobre os benefícios da lota vá a 
http://ayurveda-gdm.blogspot.pt/2014/02/lota.html








Sem comentários:

Enviar um comentário