domingo, 2 de fevereiro de 2014

Chapati ( pão indiano)


Chapati (pão indiano)

Uma maneira fácil de fazer um  pão delicioso.
Esta é a receita tradicional:




Ingredientes:
3 ​​chávenas de farinha de trigo integral( dependendo da quantidade que quer fazer).
1 chávena de água morna ( pode ser que não seja preciso toda)
1 colher de chá de sal.
2 colheres de Ghee.





Preparação:
Em uma tigela, que nos permite colocar a amassar farinha de trigo. Adicione o sal e misture bem. Em seguida, coloque as duas colheres de sopa de ghee. Misture bem para que o ghee fique bem misturado com a farinha. Posteriormente, adicione o chávena de água e vá amassando. Irá saber quando está no ponto e com a textura ideal, quando a massa se começar a despreender dos dedos. Deixe descansar 15 minutos.
Vá tirando umas partes e passe o rolo da massa de modo a ficar com 2 a 3 mm de espessura e depois faça umas formas arredondadas. É importante não ficar com ar dentro da massa ( segredo: estas formas redondas podem ser efectuadas com um testo ou tampa de um tacho).

Tava
Aqueça muito bem uma frigideira ou uma Tava, e coloque os chapatis um a um, que vai tostando de um lado e de outro. E está pronto a servir.

Uma receita para os nossos dias.
Depois de algumas questões que me colocaram sobre ser muito farinha integral podemos readaptar esta receita a um gosto mais nosso podemos colocar uma mistura de farinha de trigo integral com a farinha de trigo como é comum designar-se por farinha tipo 65.  A quantidade de àgua é a  mesma.  O sal como devem saber deve ser cada vez mais moderado como é do nosso conhecimento, o pão que consumimos normalmente tem sal a mais, pois é um sabor que gostamos.
Em substituição do ghee que para mim é muito importante e dá um sabor muito gostoso podemos utilizar a mesma quantidade de azeite.
todos os procedimentos de execução a seguir são os mesmos.


Para os que gostam de algumas plantas aromáticas podemos adicionar algumas especiarias cominhos, erva doçe, funcho, etc

Tirem proveito deste pão delicioso que não contem fermento.

Sem comentários:

Enviar um comentário