segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Panchakarma






Foi muito importante o estágio clinico que efectuei este mês de Agosto no Brasil.
Importante o planear e os procedimentos com grupos de trabalho de maior dimensão na execução do Panchakarma e de Shamana ( estes procedimentos vou abordá-los noutro artigo.
O panchakarma consiste como a própria palavra diz os cinco procedimentos. que são:


Vamana-
É uma terapia emese designado por vómito terapêutico, limpa toxinas de Kapha e Pitta  descongestionando as vias respiratórias. 

Benefícios
asma brônquica, alergias crônicas, febre do feno, Vitiligo, Psoríase, hiperacidez, indigestão crônica congestionamento nasal, edema, obesidade, distúrbios psicológicos, doenças de pele.



Virechana-
A uma terapia de purgação, remove toxinas Pitta do corpo que são acumuladas no fígado e da vesícula biliar, limpando o trato gastro-intestinal. 

Benefícios
Febre crônica, diabetes, asma, doenças de pele como herpes, Paraplegia, distúrbios Hemiplegia conjunta, distúrbios digestivos, obstipação, hiperacidez, Vitiligo, psoríase Dores de cabeça, Elefantíase, distúrbios ginecológicos.



Nasya-
Administração de óleo medicado através do nariz, limpa as toxinas acumuladas Kapha da região da cabeça e pescoço. Este tratamento é geralmente administrado durante 7 dias. Com base na condição médica de uma pessoa, 
Aqui também se pode considerar o Karma Purana que é uma técnica de derramamento de óleo quente nos ouvidos.

Benefícios
Paralisia de Bel, melhora a memória e de visão, insônia, Eliminação de pigmentação excesso de muco Hiper na face, envelhecimento dos cabelos, traz clareza para voz, dores de cabeça da Hemiplegia origem diversas, perda de olfato e paladar, ombros congelados, enxaqueca, Rigidez do pescoço, alergias nasais Pólipo Nasal, disfunções neurológicas, Paraplegiar, Sinusite.





Bastis-
Considerad como um dos tratamentos muito efectivos do panchakarma, limpa as toxinas acumuladas de todas as três doahas, Vata, Pitta e Kapha, acentuando a limpeza de toxinas Vata através do colon.  Basti também é altamente benéfica como um tratamento rejuvenescedor especialmente em períodos de convalescença. Óleo medicado ou ghee e uma decocção são administradas como enema para limpar o cólon e aumentar o tônus ​​muscular. 

Benefícios
Hemiplegia, Paraplegia, colite, convalescença, Espondilose Cervical, Obstipação Síndrome do Cólon Irritável, distúrbios digestivos, dores nas costas e ciática, hepatomegalia e esplenomegalia, debilidade sexual e infertilidade.





Raktamoksha
Terapia eficaz na purificação do sangue, em que se procede a uma remoção controlada de pequenas quantidades de sangue, com o intuito de neutralizar as toxinas acumuladas Pitta.
Benefícios
alergias, doenças de pele como eczema, dermatite alérgica, amigdalites, dor ciática.

Sem comentários:

Enviar um comentário