quinta-feira, 14 de abril de 2011

Massagem á cabeça

A massagem Indiana à cabeça é conhecida como uma arte milenar da Índia, sendo destacada nos textos ayurvédicos. A maioria dos tratamentos e massagens ocidentais não dão qualquer atenção à cabeça, dando maior atenção ao resto do corpo. Como a cabeça é o centro do sistema nervoso, uma massagem na cabeça pacifica e acalma todo o sistema nervoso.

Quando associamos óleos, ervas e especiarias, podemos induzir relaxamento e um sentido terapêutico.
Para homens e mulheres, idosos e jovens a massagem à cabeça pode ser um tratamento de alívio de tensões mas quando combinados com tratamentos de pescoço e ombros vai induzir uma sensação prazerosa, de bem-estar e de relaxamento.
 


Quais são os benefícios de uma massagem ayurvédica á cabeça?


Qualquer pessoa que tenha efectuado uma massagem ayurvédica á cabeça vai testemunhar que é uma das formas mais relaxantes da massagem.

Induz um profundo estado de relaxamento,
Ajuda a aliviar o stress.
Aumenta o fluxo de líquidos cérebro-espinhal, fortalecendo o sistema nervoso.
Estimula a drenagem linfática e auxilia no sono.
Aumenta a secreção de hormónios de crescimento e enzimas necessárias para o crescimento e desenvolvimento das células cerebrais.
Estimula a libertação de toxinas que se formam no nosso corpo.
É uma das melhores maneiras de aliviar as dores de garganta crónica
Alivia a rigidez e a dor nos ombros.
Alivia as dores de cabeça causadas pela enxaqueca ou sinusite.
Aumenta o consumo de oxigénio nos tecidos e melhora a circulação.
Melhora o poder de concentração.
Aumenta a quantidade de oxigénio e glicose para o cérebro
Esta massagem também é usada para estimular o crescimento do cabelo, evitar a calvície prematura e os cabelos grisalhos.
Considera-se particularmente benéfica para a visão, muito útil contra a fadiga ocular e o zumbido nos ouvidos.
Alonga os músculos do pescoço e ombros aumentando a mobilidade e flexibilidade.

Também aumenta os níveis de energia prânica no cérebro

Os óleos vegetais utilizados não só tem a finalidade de massajar o couro cabeludo, mas também estimular o crescimento do cabelo e restaurar a cor.

 
Os marmas na cabeça

Devemos entender a estudar a localização dos marmas da cabeça e da face. Marmas de uma maneira simples são pontos de encontro dos nossos principais órgãos: músculos, ligamentos, ossos, articulações e vasos sanguíneos. Estas junções formam a ligação e a circulação do prana ou energia vital. É nesses pontos que os nervos, artérias, veias e sistema linfático entram no organismo para transportar energia e nutrientes ao organismo. Marma  também pode estar associado com dor, secreção ou mesmo locais vitais. Na medicina ayurvédica são conhecidos 107 marmas mas é na cabeça que se encontra a maior concentração de marmas que regem os olhos, ouvidos, narinas, boca e o cérebro.

Destes 107 Marmas, 12 destes são classificados como Padu Marmas ou centros vitais, seis dos 12 estão localizados na região da cabeça e pescoço. Isto mostra a importância do conhecimento destes pontos vitais da cabeça e pescoço e perceber a sua relação com todo o funcionamento físico-psicológica.
Obstrução do Prana ou energia vital, pode ser devida a acidentes e lesões externas ou também a distúrbios psicológicos devido a paixões, sentimentos, etc, sentindo-se estas manifestações nos Marmas. Os Marmas são subtis e invisíveis, mas seu estado pode ser entendido e perceptivo entre outras coisas através do tacto.
Uma entorse devido a uma postura incorrecta ou a utiiozação de uma má almofada podem também ser a causa do problema.

Os três mais importantes da cabeça são adhipati marma (crânio), o simantakas marma (12 dedos acima das sobrancelhas onde os cabelos reúnem em remoinho) e o krikatikas marma (dois pontos localizados em cada lado da ultima vértebra que se pode sentir por detrás da cabeça próximo ao ponto onde o pescoço se encontra com o crânio.



Precauções

É uma bom local para descobrir se tem reacção alérgicas ou adversa ao óleo, podendo também ser aplicado em pequena quantidade no antebraço.
Devido ao profundo estado de relaxamento que a massagem induz, não deva agendar qualquer actividade ou mesmo algum negócio importante.
Quem utilizar lentes de contacto deve-as tirar.
Pessoas com acne, inflamação ou propensas a doenças de pele devem evitar o uso de óleo durante o processo de massagem.



Óleos a usar

Os óleos utilizados na massagem ayurvédica á cabeça podem ser óleos medicados que também auxiliam no processo terapêutico.
Os óleos aplicados são absorvidos pelas raízes do cabelo, estes por sua vez estão conectadas com as fibras nervosas que os transportam directamente para o cérebro.
O óleo reforça o cabelo e remove a secura, que é responsável por cabelos quebradiços, careca precoce, doenças do couro cabeludo e muitos outros.
O Seu cabelo terá o privilégio de beneficiar de uma massagem que posteriormente o pode tornar muito mais brilhante e saudável.

Os óleos mais usadas são: Gergelim, Mostarda, Amêndoa, Coco, Amla e o azeite.
Bhringaraja taila ajuda a parar a queda de cabelo e embranquecimento.


Dicas e conselhos

Use roupas confortáveis de modo a não ter preocupação de se manchar ou ficar com um pouco de óleo.
As zonas do corpo onde é utilizado óleo são na cabeça e no pescoço.
É aconselhável deixar o óleo no cabelo pelo menos durante oito horas para poder tirar o máximo benefício, isto é chamado taila Moordha ou lubrificação da cabeça.
Deve pelo menos efectuar quatro sessões de tratamento para que se possa tirar o máximo proveito do tratamento.





Outros tratamentos Indianos á cabeça


Shirobhyanga
Shirodara or shirahsheka
Shirahapichu
Shirovasti


Outras informações

Um terapeuta experiente na massagem ayurvédica á cabeça pode ainda auxiliar no tratamento de algumas doenças: ansiedade, síndrome da fadiga crónica, doença celíaca, colite, obstipação, doença de Crohn, depressão, diarreia, dores de cabeça, hipertensão, síndrome do intestino irritável, insónia, indigestão, dor, úlceras pépticas, sinusite, stress.


Sem comentários:

Enviar um comentário