sábado, 30 de abril de 2011

Massagem Ayurvédica Linfática Pernas



Com o nosso dia a dia vamos danificando todos os tecidos das pernas causados por estarmos muito tempo sentado ou de pé (posição ortostática), a vida muito sedentária, o pouco exercício e um calçado pouco adequado.
Todas estes situações vão produzir acumulo dando origem á formação de varizes, á fragilidade dos capilares sanguíneos, edemas, no geral criando uma sensação de desconforto e de dor.

A drenagem ayurvédica não é mais do que um Garshana ou Udwarthana localizado. Neste caso vou falar da mais activa que é o Garshana ( preferêncialmente para o dosha Kapha) sendo uma massagem corporal ao sistema linfático, com luvas de seda ou de setim. (posterioementa falarei da Udwarthana)

O Garshana e o Udwarthana podem ser considerado shodhana pois é um processo de eliminação e limpeza

Se usarmos todos os elementos essenciais a esta terapia mais a execução das manobras específicas, vamos aumentar o calor corporal local, melhorar a circulação linfática, sanguínea e periférica, estimular os tecidos subcutâneos e em simultâneo processa-se uma esfoliação da pele removendo as células mortas.

Nesta terapia é utilizado sal, cânfora, ervas de acordo com o dosha tal como o óleo. Previamente e mediante o problema poder-se-á realizar uma passagem com óleo activando e estimulando os respectivos marmas. 

As propriedades da luva de seda que ao friccionar na pele, provoca alterações eléctricas que vão agir directamente nos nadis ou nos canais subtis de energia.

O sal não só altera electricamente o nosso campo energético, mas também actua nas feridas e irritações da pele, bem como doenças de artrite e reumático. Também se considera como diminuidor dos riscos de infecção tal como de dores.
Como a pele é o nossa maior tecido pode-se através dela efectuar a absorção dos minerais tais como o Magnésio e o Potássio, que actuam sobre as células regenerando-as e eliminando activamente as toxinas.

A cânfora topicamente actua como rubofaciente e analgésico suave, estimulando a circulação periférica, abrindo os canais. A nível farmacológico é usada como anti-séptico; estimulante cerebral; expectorante; estimulante cardio-vascular; anti-parasitante (sistema gastro-intestinal).
Também usado nas inflamadas, dores musculares e reumáticas, pés doridos e pernas cansadas, câimbras e outras condições inflamatórias como gripes, dores de garganta e dores no peito.

As ervas utilizadas e o óleo (serão utilizados de acordo com o paciente) que como disse atrás vão ser os elementos terapêuticos, activando e potencializando.

Após o tratamento, a pessoa deve ser enrolada em filme plástico para suar um pouco fazendo o efeito de swedhana. Se tiver possibilidade de efectuar um aquecimento parcial será mais benéfico.

CUIDADOS: Não use durante a gravidez ou se sofre de epilepsia devido à cânfora.(neste caso deve efectuar o Udwarthana).
O garshana deve ser evitado por pessoas que estão a efectuar tratamento homeopático ou terapia floral. A cânfora corta o efeito destas terapias, que tem característica vibracionais.














Sem comentários:

Enviar um comentário