quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Corcumina e o Cancro





A corcumina possui uma série de efeitos na prevenção e no tratamento do cancro. É o fitoquímico que inibe o maior número de vias de sinalização, transdução e transcrição que conhecemos e por esse motivo possui potente efeito no cancro como antiproliferativo, apoptótico , antiangiogênico e antimetastático



A corcumina suprime a proliferação de vários tipos de células tumorais in vitro: carcinoma de mama, carcinoma de cólon, carcinoma de próstata, carcinoma basocelular, melanoma, leucemia mielógena aguda, leucemia de células T e linfoma de células. B. Bharat Aggarwal, grande estudioso dos efeitos da corcumina no cancro, afirma que a corcumina inibe o crescimento tumoral e induz a apoptose de vários tipos de células malignas com mecanismos semelhantes à maioria dos agentes quimioterápicos (Aggarwal-2003), porém sem efeito prejudiciais sobre as células normais.






Conhecendo mais a corcuma

Corcuma é um excelente e natural antibiótico, e ao mesmo tempo fortalece a digestão e ajuda a melhorar a flora intestinal. Também age como anti bacteriano para aqueles que estão fracos e doentes.

Não só purifica o sangue, como estimula a formação de um novo tecido sanguíneo.
A corcuma tem vários efeitos benéficos para o corpo humano, procure saber mais com o médico ou terapeuta.

Corcumina

O Açafrão da Índia ou “Turmeric” ou “Corcuma” (Corcuma longa Linn.) é uma planta da família do gengibre (Zingiberaceae) sendo a raiz a parte mais utilizada na culinária e na medicina. É no rizoma da Corcuma longa que está o componente mais activo da planta, a corcumina presente em 2 a 5% deste delicioso tempero. A corcumina, isolada pela primeira vez por Vogel em 1842, é um pó insolúvel na água e no éter, mas solúvel no etanol e no DMSO. A sua estrutura foi descrita por Lampe e Milobedeska em 1910 e quimicamente é um diferoilmetano com a fórmula : C21H20O6 e peso molecular:368,4 .
A curcumina comercial encontrada nos mercados a preços bem acessíveis, contém três cocurminoides que lhe confere a cor amarelo alaranjada: corcumina (77%), demetoxicorcumina (17%) e bisdemetoxicorcumina (3%). Ela é muito consumida na Índia, cerca de 100 mg/dia por habitante, como tempero. Estudos recentes mostram que podemos ingerir até 8 g/dia sem efeitos colaterais, entretanto a biodisponibilidade celular da corcumina é muito baixa , devido à rápida glucoronidação hepática e intestinal. O tempo nos ensinou que a adição de pimenta do reino (Piper nigra) aumenta em 2000% a biodisponibilidade do princípio activo.








Nos Estados Unidos o cancro de mama, de colon, de próstata e de pulmão são muito comuns, o que não acontece na Índia, onde existe uma alta a ingestão de corcuma. Observou-se o aumento da incidência de cancro de colon em imigrantes da Índia vivendo nos Estados Unidos, o que mostra o valor da dieta como factor quimiopreventivo (in Aggarwal-2003).
A medicina complementar baseada em evidências científicas e na observação cuidadosa pode e deve ser utilizada conjuntamente com a medicina convencional ou quando não se obtém desta os resultados esperados. O médico não pode simplesmente dizer que não há mais nada a fazer, sem antes tentar de um modo firme, sensato e rigoroso todas as armas da medicina complementar (Felippe -2006-2007). Um dos exemplos é o uso da Corcuma. A corcuma tem sido utilizada na medicina Ayuverdica, medicina tradicional da Índia, por mais de 6000 anos nas seguintes situações: desordens biliares, anorexia, tosse, feridas em diabéticos, males hepáticos, reumatismo, sinusite, etc.
Encontramos de 1966 a 2007, 1492 referências no Medline sobre a actividade biológica da corcumina. Recentemente a literatura médica mostrou que a Corcuma possui os seguintes efeitos:

1. Anticancro

2. Aumenta o efeito da quimioterapia nas situações de resistência a múltiplas drogas

3. Antiaterosclerótico

4. Antinflamatório

5. Reduz o colesterol

6. Diminui a oxidação da LDL

7. Inibe a agregação das plaquetas

8. Diminui o tamanho da trombose no infarto do miocárdio

9. Diabetes tipo II: hipoglicemiante, diminui os níveis de hemoglobina glicosilada e diminui a microalbuminúria

10. Esclerose Múltipla: diminui as crises de exacerbação

11. Alzheimer: retarda o processo degenerativo

12. Fibrose cística: corrige alguns defeitos

13. Doenças inflamatórias dos olhos: uveíte anterior crônica, pseudotumor orbital idiopático

14. Diminui as dores na artrite reumatoide

15. Efeito nas doenças de pele: psoríase e dermatites

16. Efeito na esclerodermia

17. Estimula regeneração muscular

18. Melhora a regeneração das feridas

19. Cicatriza escaras

20. Protege o fígado e rins de lesões tóxicas

21. Aumenta a secreção biliar

22. Diminui a formação de cálculo biliar

23. Efeito nas doenças inflamatórias de intestino

24. Protege contra a formação de catarata

25. Protege o pulmão da fibrose

26. Inibe a replicação do HIV

27. Inibe a reprodução das leishmanias


Uma das fontes: http://www.medicinacomplementar.com.br/

Sem comentários:

Enviar um comentário