terça-feira, 6 de julho de 2010

Procedimentos Ayurvédicos










Abhyanga

A Ayurveda recomenda o corpo com óleos medicados como uma rotina diária para manter a tez da pele, o estado de saúde perfeito do corpo e para a força adequada dos músculos. A massagem elimina a exaustão e o cansaço, melhora a circulação periférica, a drenagem linfática e venosa, aumenta a resistência e vitalidade.
Benefícios da aplicação da (Abhyanga):
Produz maciez, força e cor para o corpo
Diminui os efeitos do envelhecimento
Dá uma
boa visão
Nutre o corpo
Aumenta a longevidade
Benefícios padrões de sono
Benefícios da pele
Fortalece o corpo de tolerância
Dá firmeza aos membros
Dá o tom e vigor à dhatus (tecidos) do corpo
Estimula os órgãos internos do corpo, incluindo a circulação
Pacifica Vata e Pitta e harmoniza Pitta
Duração : 60-75 mins




Vapor medicado

Medicated Steam Bath

Neste procedimento medicamentoso o vapor é introduzido numa cabine de madeira por 10-20 minutos, o que ajuda a dilatar os canais e poros do organismo, a fim de purificar o corpo.



[face-mask.jpg]
Mukha lepam (Herbal facial e face pack)

Este é um tratamento facial com uma pasta de ervas e é muito eficaz para sinusite, rugas, bronzeado, cabeça fresca, etc


Udwartana (Massagem Herbal Pó)

Massagem a pó de ervas que é utilizado principalmente no tratamento da obesidade e kapha.
Este procedimento com pós de ervas é aplicado de uma forma peculiar (oposto ao sentido do pêlo do corpo "pratiloma") sobre o corpo por cerca de 30-40 minutos por dia, durante um período de 7-14 dias.

É eficaz em reduzir o peso do corpo, aumenta o metabólismo, dá estabilidade, resistência, melhora o brilho da pele, etc



Pinda / Elakizhi:
pindas com preparado de ervas medicinais
Uma variedade de folhas de plantas são cortados e cozidos em óleos vegetais e, em seguida, acondicionadas em sacos de tecido, que são novamente mergulhado em óleo morno medicado e aplicado em todo o corpo. Isso é feito durante 45 minutos por dia, durante um período de 7-14 dias ou como prescrito pelo médico.

Este tratamento é muito eficaz para a osteodistrofia, espondilose, lesões desportivas, paralisia, convulsões, dor lombar, espandilose cervical, ciática, etc




Podikizhi
Pindas com pó terapêutico

Sudação é a terapia com sacos de tecido cheio de pó de ervas aplicados quentes.


Kadi kizhi
É a massagem com pó de ervas executada com vapor do cozimento de extractos de ervas.

Esta terapia é eficaz no tratamento da obesidade e doenças relacionadas à obesidade.

Njavara kizhi
Pindas com arroz medicado

Neste procedimento utiliza-se um tipo especial de arroz medicamentos chamados Njavara é cozido com ervas e leite sendo depois embalado em sacos de tecido. É aplicado no corpo aquecidas provocando sudação do corpo. Esta é aplicada por dois terapeutas de 45-60 mins.

Este tratamento é recomendado em todos os tipos de reumatismo, dores no emagrecimento conjunta dos membros, atrofia muscular etc









Shirodhara

Shiro significa cabeça e Dhara significa um fluxo contínuo do líquido.

Em Shirodhara um fluxo contínuo de líquido é instilado na testa do paciente de uma forma rítmica e contínua.




Thailadhara:

Shirodhara quando realizado com óleo medicado é chamado thailadhara.

Neste procedimento medicamentoso o óleo é derramado na testa de uma forma contínua.

Esta terapia é muito eficaz no alívio de stress, tensão mental, insónia e perda de memória



Takradhara:

Shirodhara quando realizada com manteiga medicada.
Esta terapia também está envolvido em várias doenças de pele, controle do diabetes, etc



Kseeradhara

Dhrara feito com leite medicado.




Dhanyamladhara

É aplicado no corpo inteiro com uma decocção num fluxo contínuo.

Utilizada no tratamento de inflamações.



Garshana
Massagem muito relaxante que consiste em estimular a pele com a fricção utilizando-se luvas de seda e pós medicinais.
Este é um tratamento herbário especializado para redução de peso. Uma pasta com ervas ou pó é aplicado por todo o corpo e este é profundamente massajando com movimentos específicos executados pelo terapeuta durante cerca de uma hora. Melhora a qualidade da pele, tonifica os músculos diminuindo a flacidez, remove celulite, reduz o peso, remove toxinas do corpo.



Nadi Swedana

Aplicação de vapor localizado nos canais energéticos em condições como osteo-artrite, mau-jeito, dores localizadas como cervical.
Calor gerado a partir de vapor medicado de decocções.
Oleação apropriada na área afectada é realizada previamente.
Indicações: osteo-artrites, paralisia, poliomielites, desordens de Vata, asma, tosse, ciática, espondilites, dores nas costas.
Benefícios: elimina dores, edemas, deixa o corpo suave removendo a rigidez das juntas, melhora a circulação sanguínea, remove toxinas e tensão muscular.







Karna Purana

Karna Purana é um procedimento terapêutico em que o óleo morno ou o óleo medicado é derramado nas orelhas e nelas é feita uma delicada massagem. Karna Purana ajuda-nos a receber correctamente as informações. Os sintomas específicos que podem ser tratados por essa terapia são: diminuição da tensão nos dentes, maxilares e nos olhos, dores de ouvido, dores de cabeça, dor de garganta e a congestão das cavidades auditivas. É utilizado igualmente para a maioria de desordens de Vata em relação às dores corporais.



Griva Vasthi

É um tratamento eficaz para dores cervicais. Neste procedimento o óleo morno é mantido sobre o dorso do pescoço dentro de um limite feito de pasta medicinal. O óleo é retido para a duração específica, determinada pelo médico, após avaliação das condições e estado da doença.

Esse tratamento é útil na espandilose cervical, rigidez no pescoço e outras condições inflamatórias do pescoço.







Netra vasti / Tarpanam

Este é um tratamento para limpar e prevenir as doenças nos olhos. É feito ao redor dos olhos com ghee medicado.



Urovasthi

Neste procedimento óleo medicado morno é mantido acima do peito dentro de um limite feito, a sua duração é determinada pelo médico. Após avaliação das condições e requisitos associados a esse diagnóstico específico. É normalmente recomendado em dor no peito, problemas cardíacos, palpitação, arritmias, asma e problemas respiratórios, etc







Kativasthi

Neste procedimento especialmente preparado óleo medicado é mantido sobre a parte inferior das costas.

Este procedimento é muito eficaz em dores lombares e problemas de coluna.



Januvasthi

É um tratamento eficaz para o tratamento de artrite, dores nos joelhos, etc. Neste procedimento óleo medicado morno é mantido por período determinado, por cima do joelho.


Nasyam

Nasyam é um entre os procedimentos panchakarma e é utilizado para drenar os doshas associado com a cabeça e pescoço. Este procedimento com extractos de ervas, pós de ervas, óleos medicinais etc são aplicados através do nariz.

Este tratamento é muito eficaz em certas dores de cabeça, sinusite, paralisia, a tensão mental, etc



Pizhichil

É um tratamento muito popular e eficaz que foi desenvolvida e praticado em Kerala. Este tratamento de óleo morno de ervas mergulhadas em pedaços de pano, apertando a mão e derramando contínuamente e uniforme ao longo do corpo de uma altura específica e, simultaneamente, massajar por dois a quatro terapeutas treinados continuamente por cerca de 60-90 minutos

É muito eficaz no tratamento da paralisia, hemiplegia, fraqueza sexual, fraqueza nervosa, perturbações do sistema nervoso, etc




Shirovasthi

Neste processo o óleo de ervas morna é vertido em um tampão colocado na cabeça onde é aplicado o óleo medicado que é mantido por 15-60 minutos por dia de acordo com a condição de pacientes.

Este tratamento é altamente eficaz na paralisia facial, secura do nariz, boca e garganta. dores de cabeça severa e outras doenças da cabeça.



Thalapothichil
Neste processo, o pó de ervas seleccionadas de acordo com a constituição do corpo individual e o dosha agravado é feita com uma pasta e aplicada no couro cabeludo por cerca de 30-45 mins.

Este tratamento é muito eficaz na insónia, problemas fisiátricos, problemas relacionados com stress, etc



Thalam

Pó de ervas misturado com óleo medicado é aplicado na parte superior da cabeça e mantida por 20-30 m, esta terapia é útil no tratamento de problemas de Otorrinolaringologia, insónia, enxaquecas, etc



Sneha Vasthi

É uma terapia eficaz prescrita como parte de pacotes de tratamento prescrito para vata. Este procedimento com ghee medicado é introduzido através do recto.



Kashaya Vasthi

É um tratamento excelente para aliviar agravamento do dosha vatha e é recomendada em tratamentos detalhados para várias doenças. Este processo é uma mistura de decocção, óleo medicado, etc o produto final é emulsionado e introduzido via rectal.

É utilizada nos pacotes de tratamento para a paralisia, artrite, hemiplegia, dormência, queixas gástricas, reumatismo e obstipação crónica.



Akshidhara

É um tratamento eficaz para prevenir as doenças dos olhos. Neste procedimento um fluxo contínuo de óleo ou ghee medicamentoso é vertido nos olhos.
Snehapanam

É uma terapia através da qual o ghee medicado ou óleo é administrado por via oral por um período de 3-7 dias.


Vamana dhauti

As imagens foram extraidas da internet e agradeço a todos as pessoas que as disponibilizaram

Sem comentários:

Enviar um comentário